DIA DO VETERANO

Força Aérea Brasileira celebra o Dia do Veterano

O Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira marca o retorno daqueles que lutaram nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial
Publicada em: 16/07/2023 09:03
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

Legado, tradição e história. Valores que definem os veteranos, militares que contribuíram, com muita dedicação e profissionalismo, para o engrandecimento e a construção de projetos que perduram até os dias atuais na Força Aérea Brasileira (FAB).

A Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) Nº 11-127/2020 estabelece os procedimentos e as responsabilidades para a efetivação do dia 16 de julho como o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira, pois, em 1945, marcou o retorno daqueles que lutaram nos céus da Itália durante a Segunda Guerra mundial.

A medida tem como objetivo reconhecer homens e mulheres que vestiram o azul aeronáutico com honra e dedicação, de modo a valorizar os profissionais que labutaram em prol do engrandecimento da FAB ao longo de toda a sua história.

O termo “Veterano”, por sua vez, é comumente utilizado para designar alguém experiente e, especificamente no meio militar, uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. A palavra também tem a conotação de uma pessoa experiente ou de notório saber. Tais homens e mulheres colocaram em evidência o Patriotismo, a Disciplina, o Comprometimento, o Profissionalismo e a Integridade, que se tornaram princípios que norteiam a Instituição.

Semana dos Veteranos

Para celebrar a data, está sendo realizada até o dia 17 de julho, a Semana dos Veteranos 2023, na sede da Base de Recepção de Veteranos (BREVET), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). O evento conta com palestras, gastronomia, apresentações da Banda da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), atividades culturais, serviços imobiliários, de saúde, estética e identificação, além de visita guiada ao MUSAL.

A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), por meio da Base de Recepção de Veteranos (BREVET), e da Diretoria de Administração do Pessoal, por meio da Subdiretoria de Veteranos e Pensionistas (SDVP).

No ciclo de palestras, diversos temas são trabalhados, entre eles “Plano de Saúde da Aeronáutica” (DIRAP), “Educação Financeira para Veteranos”, “Longevidade Saudável” (Instituto de Longevidade MAG), “Alzheimer: Mitos e Verdades”, “Envelhecimento Ativo e Saudável”, “Apresentação sobre o Sistema de Assistências aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica” e “Produtos e serviços oferecidos pela CFIAE aos militares da ativa, Veteranos e seus pensionistas”.

A marcante oficina de “Contos da Caserna”, já presente em outros Encontros de Veteranos, também esteve no evento e trouxe ainda mais emoção. A atividade é voltada para o resgate das próprias histórias desses grandes exemplos, que ajudaram a moldar os valores da FAB, em todos os seus períodos e estruturas, até os dias atuais.

O Secretário de Economia Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, destacou a importância do evento. “A Semana dos Veteranos 2023 tem por objetivo congregar, em um ambiente que traz à memória os bons tempos da caserna, aqueles militares que dedicaram parcela significativa de suas vidas à FAB, oferecendo atividades que englobam palestras, serviços de saúde, atividades culturais e serviços de identificação”, pontuou. Na segunda-feira, dia 17/07, para encerrar o Encontro, será realizada uma cerimônia militar no Hangar Tenente Lucena, localizado na BAAF.

Terceiro Encontro dos Veteranos

A BREVET, localizada no Campo dos Afonsos (RJ), realizou, no dia 24/05, o III Encontro de Veteranos. Na ocasião, o Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, de 99 anos, destacou que a cerimônia traz um sentimento de valorização para aqueles que contribuíram de alguma forma para o crescimento da FAB. “Fico feliz pelo reconhecimento por parte da nossa instituição, do trabalho daqueles que contribuíram para que a nossa Força Aérea fosse o que é hoje. Isso demonstra que a nossa Força não está ausente do passado dessas pessoas que ajudaram a construí-la”, disse.

 

Fotos: Sargentos Bianca Viol / GABAER e Carlos / BREVET